metodologia ágil no rh
17/11/2020

Aplicar a Metodologia Ágil no RH é mais fácil do que você imagina

Ana Nascentes

  • Descubra o que é a Metodologia Ágil e conheça suas origens;
  • Veja formas de aplicar a Metodologia Ágil sobre o RH;
  • Conheça o trabalho em squads e as vantagens de atuar desta forma.

Duas cabeças pensam melhor do que uma – ainda mais se forem cabeças concorrentes ou com visões de mundo diferentes. De uma maneira simplificada, essa é a essência do chamado Manifesto Agile. No começo dos anos 2000, o Manifesto lançou as bases para o que vem sendo chamado de Metodologia Ágil ou, no plural, metodologias ágeis.

Esse método nasceu no setor de tecnologia da informação para o desenvolvimento de softwares e foi criado por diferentes profissionais desta especialidade. Ao longo destas duas décadas, porém, vem sendo aprimorado e adaptado para outras áreas, sempre com a mesma essência: usar a comunicação e o pensamento coletivo para desenvolver soluções mais eficientes.

Existem interpretações variadas e inúmeros desdobramentos para a ideia de agilidade na metodologia de trabalho. Uma característica em comum é: são uma reação a estruturas burocratizantes, que costumam ser um obstáculo à eficiência. O foco é sempre o sucesso de um projeto ou empreendimento, mesmo que isso signifique repensar alguns processos ou tradições de uma companhia, em prol de alcançar determinados resultados. 

Mas, se essa lógica nasceu entre profissionais de criação de softwares, então como aplicar a Metodologia Ágil no RH? Existem várias formas de incorporá-la à atuação do setor de recursos humanos. Um bom exemplos é: a formação de squads para solução de questões pontuais.

Squads e agilidade

Tendência nas mais diferentes áreas, os squads são grupos de trabalho formados por representantes de diferentes setores de uma mesma empresa. Podem reunir colaboradores, prestadores de serviço e terceirizados, focados em resolver questões pontuais.

Os squads se formam, seus integrantes se afastam temporariamente de outras funções e, quando o propósito é alcançado, retornam às suas atividades regulares.  O esforço coletivo em função daquela demanda pontual é uma forma de aplicar a metodologia Ágil no RH. 

Mas a aplicação dos squads dentro das empresas nem sempre é fácil, principalmente se alguns pilares não forem desenvolvidos previamentes, como treinamento e planejamento. Objetividade para lidar com as demandas, desapego e descentralização com relação às funções, flexibilidade e resiliência são skills importantíssimas para a aplicação deste tipo de metodologia.

Esqueça aquela ideia de “mas a gente sempre fez assim, e sempre funcionou”. O fato de um formato de trabalho ter funcionado bem tradicionalmente não significa que vai continuar atendendo às necessidades da companhia. 

Como funciona a Metodologia Ágil no RH?

Trabalhar com a formação de squads é apenas uma forma de inspirar-se na metodologia Ágil no RH. Isso porque ela pode ditar toda a filosofia por trás da atuação deste departamento a partir da ideia de integração, tornando as funções menos engessadas e as atribuições dos cargos mais flexíveis. 

É comum que as funções relacionadas a cada cargo dentro da empresa tenham sido desenvolvidas ao longo da trajetória da organização. Porém, em um momento no qual a organização do ambiente de trabalho, as dinâmicas e ferramentas estão em constante transformação, por que não repensar a relação trabalhador-atividades?

Um RH atento e integrado pode ser um recurso chave para reorganizar e flexibilizar a própria estrutura corporativa, ganhando tempo, otimizando os usos das soft skills e competências técnicas de toda a equipe e acentuando os pontos fortes de todos.

Os resultados geram uma transformação na cultura organização e podem significar também mais engajamento, melhor qualidade de vida dos colaboradores e líderes, e mais sintonia entre todos na equipe, o que aumenta a produtividade e impacta diretamente nos lucros da companhia.

Compartilhe