business-partner
15/07/2022

Business Partner: você sabe o que é um e qual o seu papel dentro das empresas?

Priscila Belinschi

Business Partner é um profissional capacitado para auxiliar o departamento de RH a melhorar a performance de negócios. Ele se concentra totalmente em identificar e solucionar gargalos na rotina corporativa para garantir que os objetivos empresariais sejam alcançados.

Quando falamos neste cargo, impossível não lembrar de David Ulrich, professor universitário que lançou no final da década de 1990 seu famoso livro Human Resources Champions, trazendo relevância para esta função na área dos recursos humanos.

Na obra, o autor inovou ao propor a aproximação do setor de RH com a área de negócios, além de destacar o quanto o cargo é fundamental para que as companhias cresçam de forma eficiente.

Mesmo tendo ganhado relevância no mercado de trabalho, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o papel do business partner e quais são as suas atribuições dentro de uma companhia.

Portanto, se você quer ter propriedade sobre esta profissão ou almeja atuar como um, continue a leitura do artigo.

Conhecendo a profissão

Também chamado de consultor interno, o business partner desempenha um papel essencial para o bom relacionamento dos setores, resultando em eficiência na gestão inteligente de pessoas.

Este profissional, é um dos que têm maior propriedade para falar sobre a empresa que trabalha, tanto a nível estratégico quanto operacional. Isso porque, quem atua neste cargo se relaciona com diferentes setores, se tornando altamente capacitado para auxiliar os gestores da companhia a manter todos os campos bem alinhados, proporcionando o máximo de eficiência nos processos da organização.

Devido ao fato de ser um trabalho que observa e atua em diferentes áreas da empresa, este profissional precisa ter como premissa o conhecimento profundo sobre as especialidades de um RH, como também ter domínio sobre todas as estratégias da empresa, a exemplo de: estratégias comerciais, planos de marketing, objetivos financeiros, entre outros.

 

As-ações-de-um-business-partner

As-ações-de-um-business-partner

 

As ações de um Business Partner

As principais atribuições de um business partner são:

• Propor soluções

Cabe a este profissional propor soluções para os processos da organização, planejados com base em análise de dados mais antigos aliados às demandas atuais.

Desta forma, será possível construir um plano de ação juntamente com o RH e os líderes para apresentar para todas as áreas da empresa.

• Motivar os times

Por ser um profissional que transita entre os setores, seu poder de escuta e ação precisam ser certeiros. Portanto, focar na satisfação dos times, é fundamental para obter um ambiente de trabalho saudável e alcançar os resultados cobrados pela alta chefia.

Propor treinamentos, cursos, workshops e consultorias com o propósito de trazer melhores resultados para a organização e para a rotina do colaborador, faz parte das funções deste cargo.

Sendo assim, muitas vezes, o próprio business partner é quem deverá treinar e desenvolver as equipes de trabalho, garantindo satisfação no trabalho e qualidade de vida.

 

Como-conquistar-a-vaga-de-business-partner

Como-conquistar-a-vaga-de-business-partner

 

Como conquistar a vaga de business partner?

Atualmente, há alguns cursos no mercado que poderão te auxiliar a obter conhecimentos para ocupar o cargo de business partner. Porém, profissionais que já atuaram na gestão de um RH, por exemplo, têm potencial para concorrer ao cargo.

Os trabalhadores que assumir este cargo precisam dominar as áreas de finança, tecnologia e vendas, pois desta forma será possível ter uma visão ampla dos setores, mas com autoridade das especificidades de cada um deles.

Outro ponto importante é saber lidar com pessoas. Essa é a chave da função do business partner, já que o profissional mediará conflitos, negociará com executivos e operacionais e coordenará ações que necessitam do alinhamento de todos do time.

Oferecer feedbacks contínuos, ser conselheiro de diretores, gestores e líderes e promover integração de times são tarefas de responsabilidade do business partner e se você almeja trabalhar neste cargo, é preciso ter uma boa comunicação e empatia.

Compartilhe