A-importância-de-um-middle-manager
15/07/2022

Competências gerenciais de um Middle Manager

Priscila Belinschi

Para ser um middle manager de sucesso, é fundamental ter conhecimento técnico amplo, além de entregar resultados satisfatórios para a companhia.

Este é um cargo de grande importância nas empresas e quem assume esta posição precisa ser estrategicamente engajado, ter um forte comprometimento com o seu trabalho, exercer um ótimo relacionamento interpessoal com as equipes e transformar planos em metas alcançadas.

Entretanto, o passar dos anos têm exigido cada vez mais desse cargo, que tem vivido e trabalhado em um cotidiano de multitarefas e altas responsabilidades.

O colapso econômico que vem acometendo o mundo fez com que as empresas cortassem gastos e reduzissem forças de trabalho, exigindo que este profissional exercesse mais autoridade e responsabilidade nas tarefas diárias empresariais, mesmo que não tenham sido preparados para isso.

Dados do mercado

De acordo com a pesquisa feita com 320 mil funcionários americanos pela consultoria Zenger/Folkman, publicada na Harvard Business Review, middle manager são os mais insatisfeitos com o trabalho.

Trabalhadores que possuem subordinados, porém estão distantes da diretoria, concentram maiores níveis de desmotivação e falta de comprometimento com a companhia.

No mesmo estudo, ao investigarem quem eram os 5% mais infelizes dentro de uma corporação, os pesquisadores descobriram que colaboradores em cargos de gerência, com ensino superior, sem pós-graduação, com o período entre cinco e dez anos em uma empresa.

Dentre diferentes justificativas para a insatisfação, os participantes apontaram:

> Má orientação por parte da chefia;
> Não há significado no trabalho diário;
> Está se sentindo sobrecarregado.

Não há um estudo no Brasil sobre a análise deste cargo, mas um levantamento feito pela plataforma online Love Mondays (que agora é a empresa Glassdoor), apresentou que o índice de satisfação no cargo de gerência no país é de 3,7 – em uma escala de 1 a 5 – logo depois de diretores e presidentes, no qual o nível é de 4,1.

 

"Competência-de-um-<yoastmark

Competências-de-um-middle-manager

 

Competências de um middle manager

O middle manager precisa fazer com que os seus subordinados realizem as ordens que recebe da diretoria e não são definidas por ele. Como também, tem a responsabilidade de repassar para a diretoria as demandas e necessidades que escuta dos funcionários.

Devido a essa posição intermediária e de mediador entre polos distantes, este colaborador acaba sentindo-se pressionado por todos os lados da empresa. Por isso, para assumir esse cargo, é fundamental ter algumas competências.

Se você é um middle manager e está se perguntando o que fazer para melhor desenvolvimento profissional, aqui vão alguns conselhos.

• Organização

Esta é a primeira e a mais importante competência de um middle manager. São tantas tarefas e responsabilidades, que se a pessoa que assumir este cargo não conseguir ser organizada, ela sempre terá problemas nos projetos e nas equipes.

• Liderança

O middle manager toma muitas decisões e caso algo dê errado, ele precisa ter a postura de líder e assumir seus erros.

Outro ponto importante na postura de liderança é engajar e motivar seus times. O gerente médio precisa inspirar um time a seguir junto com ele, explorar os colaboradores de acordo com suas competências, para assim ter um ambiente de trabalho mais saudável.

• Comunicação clara e objetiva

Se o middle manager não tem uma boa comunicação, ficará muito difícil compreender a mensagem dos superiores para passar para os subordinados.

A boa comunicação também auxilia durante os processos e no relacionamento interpessoal com as diferentes pessoas que ele tem que lidar diariamente. Com uma comunicação clara e objetiva, é possível ter um canal de comunicação aberto, no qual o trabalho em equipe fica muito mais ágil e assertivo.

• Jogo de cintura

Saber negociar é uma competência fundamental no middle manager, pois é preciso lidar com diferentes interesses a todo momento, tem que buscar e apresentar um acordo que seja satisfatório para todas as partes envolvidas, precisa convencer as pessoas a executarem ações que elas não querem, além de muitas vezes precisar negociar mais prazo, recursos ou apressar uma determinada demanda.

 

Middle-manager-cargo-importante-em-uma-empresa

Middle-manager-cargo-importante-em-uma-empresa

 

• Visão

Ver além do que está acontecendo vai abrir muitos horizontes para o middle manager. Por isso, ver além do que todos podem e conseguem enxergar é de grande importância ao cargo.

É preciso enxergar os possíveis erros e o que fazer diante de uma crise. Assim como, também é ponto-chave desenvolver próximos passos quando tudo ocorre como planejado.

O middle manager está sempre em movimento, porque ele acompanha o passo a passo de todos os setores e ações de um projeto.

• Gestão de crises

Antecipar a crise, mapear os possíveis riscos nos quesitos mais importantes para se alcançar o objetivo final é uma tarefa primordial.

Mesmo após identificar todos os riscos e prever possíveis condições adversas para o prosseguimento do projeto, ainda assim, os problemas acontecerão. Nessa hora, vai ser exigido do middle manager sobriedade o suficiente para contornar esses momentos delicados e colocar tudo novamente nos trilhos.

• Empatia

Entre as múltiplas tarefas que o middle manager administra, estão as pessoas.

O projeto pode ter todas as ferramentas e sistemas de última geração a disposição, mas se não houver um time de confiança e bem alinhado, de nada adianta.

Pense em um técnico de futebol cobrando seus jogadores. Se ele não conseguir entender exatamente o que cada um está passando naquele momento e qual a sua capacidade real de produzir resultados, nunca vai ter como cobrar de cada pessoa o que realmente ela pode entregar. Dessa forma, busque sempre praticar a empatia.

O sucesso vem

Os middle manager são atores-chave para o êxito da execução estratégica em uma organização.

A relação próxima deste profissional com a alta gestão e sua posição intermediária na hierarquia fazem com que ele tenha percepção sobre alternativas estratégicas que demandam maior atenção.

O papel desempenhado pelo middle manager é, portanto, fundamental, dada a sua capacidade de influenciar de cima para baixo, interpretando e compreendendo a estratégia de baixo para cima, elaborando alternativas e sintetizando informações.

Com todos esses papéis e atribuições sendo bem realizados o middle manager estará apto a assumir o seu cargo com maestria.

Compartilhe