exemplo de currículo
12/11/2020

Exemplo de currículo: como criar impacto com o seu CV

Priscila Belinschi

Uma pessoa leva aproximadamente sete segundos para formar uma impressão sobre alguém quando o vê pela primeira vez. Na hora de analisar um currículo, esse tempo não é muito mais longo: em 30 segundos, o recrutador já passou os olhos pelas páginas e foi impactado de alguma forma.

Mas como criar uma imagem positiva em tão pouco tempo? Confira algumas sugestões para dar um boost no seu currículo e otimizar esse tempo que você tem para impressionar o recrutador.

 

Exemplo de currículo: boas práticas

Clareza nas informações

Estética e apresentação são importantes, mas fazer uma introdução completa e, ao mesmo tempo, objetiva, é tudo. O empregador está contratando porque precisa de um colaborador que agregue valor e contribua para facilitar seu trabalho. Se, já no currículo, ele precisar procurar para encontrar as informações mais óbvias, o retrato que ele desenha já não é muito otimista. 

Seja objetivo

Evite diagramações confusas, poluídas ou muito complexas, e coloque seu nome, características principais e disponibilidade bem à vista.

Dificilmente, um curso de algumas horas, pouco gabaritado, numa área distante da vaga à qual você se candidatou vá contribuir com a contratação. Nesse sentido, avalie o que incluir especialmente se seu currículo já estiver longo.

Valorize suas experiências mais importantes

O que mais chama a atenção na sua formação e nas suas experiências? Uma boa universidade, uma formação complementar em uma instituição bem avaliada, um estágio ou emprego em uma empresa respeitada chamam mais a atenção do que o volume. Deixe-os em destaque no documento, certamente chamarão a atenção do recrutador.

Revise, revise, revise

Não é preciso dizer que um currículo, o documento que você usa para fazer uma espécie de autorretrato e vender sua expertise, precisa ter o português impecável. Revisar muitas vezes antes de enviar é imprescindível. Se puder, peça para alguém também ler e sugerir ajustes caso encontre algum erro ou inadequação.

Reflita sobre a vaga 

É um equívoco frequente, especialmente entre candidatos com menos tempo de mercado, o de não estudar a vaga pretendida. Antes de clicar em “enviar” o documento, análise a empresa, não somente o cargo ao qual está se candidatando. Como a companhia trabalha, qual o contexto no qual ela está inserida, como é a comunicação da própria empresa, que impressões ela passa? Seu currículo dialoga com essa realidade? Que outras experiências você pode acrescentar, quais deve retirar, que competências suas podem contribuir com a empresa naquele momento e realidade? Essa dedicação pode ser o detalhe que vai causar a impressão desejada e chamar a atenção do recrutador nesses segundos iniciais.

Aproveite as dicas, confira as vagas disponíveis na Agil Recrutamento e prepare seu melhor currículo!

Compartilhe