expectativas dos colaboradores
14/09/2020

Expectativas dos colaboradores x as empresas

admin.agil

Quais expectativas os colaboradores tem quando buscam uma colocação ou quando começam em um novo trabalho? Será que elas são compatíveis às vantagens que as empresas pensam oferecer? 

A Robert Half RH entrevistou mais de 1500 profissionais de diversas áreas e 600 gestores de recursos humanos na América do Norte para tentar compreender se há discrepâncias entre estas duas perspectivas e trouxe algumas considerações interessantes.

As principais discrepâncias entre expectativas dos colaboradores e dos empregadores estão entre os benefícios e as regalias e incentivos. As empresas parecem acreditar que os colaboradores preferem benefícios extras a condições de trabalho mais adequados a eles, quando a expectativa dos funcionários parece indicar justamente o oposto.

Por exemplo, 71% das companhias entrevistadas oferecem plano odontológico, um benefício que apenas 37% dos colaboradores parecem querer. Discordâncias similares se verificam em plano oftalmológico, seguro de vida e seguro de invalidez.

Quanto aos incentivos financeiros, a maior parte dos programas, 44%, oferece bônus anual ou bienal, mas essa era a expectativa de 77% dos funcionários. Bônus de retenção de clientes também diferem: 41% dos trabalhadores gostariam de receber este incentivo, que só aparece em 19% das companhias.

Um aspecto interessante e que talvez possa passar por uma transformação após o período de isolamento social em 2020 diz respeito às condições de trabalho. 88% dos entrevistados relataram desejar horários flexíveis, algo que já é previsto por 62% das empresas, mas ainda não atende à totalidade dos colaboradores entrevistados. 

A grande discrepância está em outro fator relacionado à flexibilidade do trabalho: 66% dos entrevistados gostariam de poder comprimir sua semana corporativa, trabalhando menos dias. Mas isso só aparece em 17% das organizações. O mesmo vale para o teletrabalho: é um desejo de 55%, mas só aparece em 14% das empregadoras.

Além dos casos citados, plano de saúde é o item número 1 da lista de benefícios desejados pelos colaboradores. E este é, da fato, o principal recurso ofertado por 88% das empresas, mas desejado por 69%. 

Outro consenso na pesquisa diz respeito a planos de aposentadoria privados, um item que motiva colaboradores a montarem uma reserva extra de recursos para a terceira idade. Segundo a consultoria, esse benefício tem a vantagem de incentivar os colaboradores a estenderem sua estadia na companhia. 52% das companhias oferecem esse benefício, que está no radar de 48% dos empregados.

Embora os dados sejam de companhias norte-americanas, mesmo as empresas e os trabalhadores brasileiros podem aprender muito com eles, já que algumas demandas dos funcionários são bastante universais. Analisar essas diferenças e sintonias é importante porque contribui para diminuir a sensação de frustração entre os colaboradores e incentivar o diálogo, além de fornecer bases para as empresas ao elaborarem seus programas de trabalho, incentivos e benefícios.

Boas práticas nesse sentido são ferramentas de retenção de talentos, além de contribuírem como  bem estar no local de trabalho e melhorar o clima organizacional.

Compartilhe
Verified by MonsterInsights