Adotar a gestão do tempo na rotina diária vai te ajudar a conquistar muitas melhorias, inclusive no trabalho.
Devido ao grande volume de tarefas no cotidiano, ficamos com a sensação de que o tempo nunca é suficiente e o mau gerenciamento das horas pode resultar em alguns problemas, tanto na vida pessoal como na profissional.
Cerca de 60% dos brasileiros alegam sofrer com a sobrecarga de tarefas ao longo do dia, além do país ser o segundo no ranking com pessoas mais estressadas em todo o mundo.
Os dados são da pesquisa do International Stress Management Association Brasil e nos faz refletir se é realmente essa vida que queremos ter.
Se você não tem interesse em fazer parte dessa estatística e quer melhorar o desempenho da produtividade no trabalho, em casa ou em qualquer área da vida, o artigo de hoje vai te ajudar!
Continue a leitura e entenda como a gestão do tempo é fundamental para você ser um profissional de sucesso e uma pessoa mais tranquila.
A gestão do tempo consiste em um conjunto de técnicas que vão aprimorar a execução das tarefas diárias, de modo que a eficiência e a produtividade permaneçam intactas.
Quando aplicado de forma correta, o gerenciamento do tempo ajuda uma pessoa a cumprir projetos dentro dos prazos estabelecidos, de forma tranquila e com resultados satisfatórios.
Embora a gestão do tempo seja necessária em todos os âmbitos da vida, ela se aplica de forma eficiente na rotina profissional.
Ao administrar melhor o tempo, é possível aumentar a produtividade, como também, otimizar as metas da empresa e deixar o clima organizacional mais leve.
Despertou o interesse em inserir o bom hábito da gestão do tempo na sua rotina? Então, confira algumas dicas de como gerenciar as atividades.
Quem não planeja, não consegue se organizar.
Sem o planejamento das atividades assumimos mais tarefas do que podemos realizar e acabamos nos sobrecarregando.
Uma boa forma de criar o planejamento é registrando os afazeres do dia, da semana ou do mês, de uma forma que fique visível e classificável. Para ajudar use cores, símbolos ou etiquetas.
Por exemplo, sempre que uma tarefa for finalizada pinte de verde ou coloque um post-it com uma cor que simbolize a conclusão.
Você pode fazer isso também para as que estão em andamento ou precisaram ser interrompidas ou canceladas.
Também coloque prazos de conclusão e as etapas que a atividade precisa percorrer para ser finalizada.
Para se manter motivado, é fundamental criar algumas metas.
Ao concluí-las, é possível sentir a sensação de bem-estar e dever cumprido.
Porém, também é importante listar metas atingíveis, combinado? Para que o não cumprimento delas acabe causando a sensação de incapacidade.
Não confie seus compromissos apenas a sua memória.
Com a alta quantidade de tarefas e demandas que temos no dia a dia, é impossível lembrar de tudo.
Atualmente existem diversos aplicativos para celular que facilitam a organização dos afazeres e disponibiliza alertas para auxiliar no lembrete das atividades, a exemplo do Google Agenda.
Ser um profissional apto a realizar multitarefas é ótimo, porém se isso sobrecarrega o psicológico, deixa de ser saudável.
Portanto, execute uma tarefa por vez e se for preciso, divida as responsabilidades com outros colegas.
Dessa forma será possível entregar um material de qualidade e sem sofrer com os sintomas da exaustão, ansiedade e estresse.
Como falamos anteriormente, dividir tarefas é algo de grande importância para quem quer gerir bem o tempo.
Ao perceber que está cheio de demandas e tem outras pessoas na equipe que podem te ajudar com isso, nada melhor do que reunir e dividir as responsabilidades.
Lembre-se que ninguém dá conta de tudo sozinho e no final, quando tudo der certo, os resultados positivos beneficiam toda a equipe.
Estique as pernas, a coluna, relaxe os ombros, o maxilar, beba água ou café, respire fundo e retorne às atividades.
Refrescar a mente é um ponto muito importante na gestão de tempo e as pausas estratégicas são fundamentais para que você se mantenha focado e disposto para finalizar a tarefa.
Quem nunca deixou para amanhã o projeto que poderia ter começado hoje?
O problema de deixar para depois é quando se torna um hábito.
Portanto, evite distrações visuais e auditivas, seja no celular, no computador ou no ambiente como um todo.
Caso não esteja conseguindo se concentrar, coloque uma música instrumental de foco e atenção (há várias no YouTube) e trabalhe virado para uma janela que tenha vista para o céu, ou então sente-se virado para a parede.
Criar recompensas a cada tarefa cumprida também é uma excelente forma de te ajudar a não procrastinar.
Agora que você já sabe a importância da gestão do tempo e tem o passo a passo de como colocar esta poderosa ferramenta em prática, chegou o momento de partir para a ação.
Os benefícios que a organização das tarefas diárias traz para a vida profissional, refletem diretamente na vida pessoal e, dessa forma, é possível obter uma qualidade no cotidiano e um bem-estar duradouro.