RH ESG
29/06/2021

O RH ESG e a Evolução da Gestão de Pessoas

Priscila Belinschi

Antes de te explicar sobre a importância do ESG no RH, você sabe o que significa esse termo?

Primeiramente, saiba que essa estratégia tem ganhado força nas empresas e tem sido utilizada para inserir práticas mais sustentáveis na organização, seja na área social, ambiental ou de governança.

Se você quer que o seu negócio vá além das metas, implementar ESG é fundamental, porque assim será possível reconhecer qual papel o seu empreendimento está exercendo para a sociedade.

Vale lembrar que os recursos naturais do mundo estão em escassez e uma empresa que se preocupa com o seu posicionamento, diante de fatos socioambientais, entende a importância que o ESG tem para toda organização. 

Marcas que estão praticando este conceito, além de apresentarem um presente lucrativo, tendem a obter um futuro promissor com excelentes resultados. 

Afinal, o que é ESG?

A sigla ESG significa Environmental (ambiental), Social (social) and Governance (Governança), e tem sido utilizada para analisar essas práticas dentro de uma organização. 

Se a sua empresa não se preocupa com os seus hábitos diários de consumo, visa minimizar os impactos ambientais e construir um local de trabalho mais humano, é preciso conversar com o setor de RH para rever as normas e começarem a executar ESG. 

Devido à pandemia da Covid-19, as pessoas começaram a se conscientizar mais sobre seus hábitos, sua forma de viver e de consumir, passando a comprar produtos de empresas que se preocupam com o todo e não só com o produto final. Organizações que pensam apenas no lucro tradicional não vão sobreviver após essa crise de saúde que estamos passando. É preciso analisar o mercado e o usuário para promover novas formas de seu negócio se posicionar positivamente diante do mercado.

 

Qual a importância do ESG? 

 

Realize uma pesquisa rápida na internet e perceba o quanto as discussões sobre ESG estão crescendo.

Há alguns anos, a preocupação pelo consumo consciente ganhou força, como também a crise global, desigualdade social, problemas ambientais, entre outros, o que tem cobrado um posicionamento mais ativo das empresas. 

Perguntas como de onde vem a sua matéria prima, se o produto é testado em animais e se o trabalho da empresa é condizente com as normas trabalhistas, não são mais assuntos de um nicho específico. Todas as gerações debatem esses temas, e por isso é preciso ficar atento sobre o que a sua empresa tem espalhado pelo mundo. 

A pandemia, nos fez refletir profundamente sobre o coletivo, a desigualdade, inclusão, saúde, governança e tudo que permeia no cotidiano, e por isso oferecer produtos e serviços de qualidade, é só uma parte do trabalho real de uma organização. Hoje, os consumidores buscam por marcas que mostram como o impacto de suas ações refletem dentro e fora de sua empresa.

Em uma breve análise, vimos que empresas com foco em ter um bom desempenho nas áreas ambientais, sociais e de governança (ESG), apresentaram maiores lucros e valor de mercado ao longo dos anos.

 

E o que ESG tem a ver com o RH?

O setor de Recursos Humanos (RH) é quem lida diretamente com o ambiente de trabalho, buscando maneiras de tornar o local mais harmonioso e com boas condutas. 

Com a mudança do mundo corporativo e cobrança das empresas para obter um posicionamento ativo relacionado a questões socioambientais, o profissional do setor de RH tem um papel fundamental em se atualizar para guiar a implementação de práticas inovadoras que proporcionem um seguimento ESG na organização. 

Valores que sustentam a evolução da organização, o desenvolvimento de líderes e a promoção da segurança psicológica no ambiente de trabalho são alguns dos pontos que o RH pode melhorar dentro de uma organização.

 

Agil Talks 

Com o intuito de ajudar empresas e empreendedores sobre a importância do ESG na organização, nós da Agil Recrutamento, especialistas em gestão de pessoas e talentos vamos realizar no dia 01 de julho, às 18h, um super bate papo sobre a nova dimensão do RH, com ainda mais impacto estratégico focado em assuntos sobre meio ambiente, sustentabilidade e governança.

O nosso evento contará com a participação da Ruth Bandeira, Sócia Diretora do Grupo PRO | Proposito/TRANSEARCH e Bianca Bastos, Chefe de Departamento de RH do Grupo BR Malls.

Venha participar desta conversa e descubra como a sua empresa pode melhorar consideravelmente o posicionamento diante da sociedade e suas condutas internas.

CLIQUE NO LINK a seguir e INSCREVA-SE NA PALESTRA do dia 01/07:

https://bit.ly/InscricaoPalestraRHESG

Compartilhe